h1

Twitter como fonte de informações

29/07/2009

Muito se tem falado sobre o Twitter e a maioria das pessoas com quem me relaciono ainda não constataram uma forma de utilizá-lo de forma positiva. E como engenheiro de computação e empresário do mundo de tecnologia, relaciono-me constantemente com pessoas entrosadas no assunto tecnologia, o que me faz pensar seriamente se é apenas mais um modismo mesmo.

Não me posiciono como um defensor de tecnologias ou empresas pelo simples fato de apreço pela marca, mas o faço quando considero de fato útil. E enxergo assim o Twitter, motivo pelo qual quero compartilhar meu “caso de sucesso pessoal”.

Sou usuário há cerca de dois meses. Confesso que quando vi a interface da aplicação, fiquei inteiramente decepcionado e achei uma porcaria. Se não fosse por conta do meu objetivo profissional de buscar novas mídias para geração e transmissão de conhecimento, acredito que teria parado no momento em que vi a interface do site deles.

Mas fui além e comecei a vasculhar o Linkedin buscando comentários de outros usuários acerca do uso do Twitter, quer seja pessoal, quer seja profissionalmente. Fui no Q&A do Linkedin e encontrei varios comentários e discussão calorosa a respeito.

Então me deparei com o TweetDeck. Aí sim, compreendi que poderia haver utilidade no Twitter. Com uma interface amigável, consegui separar em grupos de meu interesse as fontes de informações. Então, consigo visualizar constantemente as informações provenientes de portais, revistas e pessoas que disseminam informações de qualidade em Gestão do Conhecimento e TI. Concentro informações de cunho pessoal em outra área. E por fim, informações do trânsito da minha cidade noutra.

É interessante constatar que:

  • A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro tem um intenso trabalho de atualização do seu twitter, tremendamente útil e que já me possibilitou escapar de problemas em horários de rush (www.twitter.com/cetrio_online
  • Existem diversos “gurus”, sobretudo no mercado americano, que usam constantemente a ferramenta e provêm informações valiosíssimas para quem lida com TI e Gestão do Conhecimento e Pessoas. É possível buscá-los no próprio Twitter ou no TwitterGrader. Existem especialistas em diversas áreas usando o Twitter ativamente
  • O Twitter acaba substituindo o RSS, com a vantagem de ter a mesma funcionalidade, mas cobrindo seus amigos e pessoas comuns que escrevem com qualidade

Um detalhe interessante: como ferramenta de relacionamento, estilo Orkut, Facebook e outros, o Twitter acaba sendo muito sacal, no meu ponto de vista desnecessário.

Por fim, uma vantagem de aplicações como o TwitterDeck é poder usá-lo em outras plataformas, como smartphones – e resolver aquele problema sério de ter de carregar um livro ou ler revistas no estilo Caras em salas de espera. E o fato de permitir gerenciar diversas contas facilita a vida de quem quiser utilizar o Twitter como forma de divulgação da sua própria empresa.

Anúncios

2 comentários

  1. Olá

    Gostei do seu post e a sinceridade sobre a sua primeira impressão dessa crua plataforma. Eu concordo. Como midia-social continuo em duvida se ela se situa como troca de conteúdo ou sincronização de interesses. (como a onda ou partícula) Acho mesmo que os próprios desenvolvedores não tinham uma idéia formada quanto ao Twitter ser. O repentino sucesso da midia trouxe uma legião de fãs que inicialmente replicou os modelos das outras midias-sociais em enormes hubs de seguidores e seguidos, entretanto esses hubs não funcionam pois o modelo é aberto, e por conseqüência gerou uma série de comentários sobre a inutilidade dessa plataforma. Soma-se o excesso de post. No meu dia à dia descubro um monte de pequenas coisas e possibilidades interessantes. A única coisa que posso afirmar é que nada sei e que pode até vir a desaparecer. Só que ela é sutil e que cada indivíduo irá encontrar um jeito de usa-la. – Depois de escrever fiquei na duvida sobre o gênero do Twitter é ele ou ela ?

    Eu uso para atualizar website com ofertas de ultima hora.

    Abraço a todos…


  2. Vc usa o linkedin para fomentar seu trabalho? E o orkut?

    Eu tenho usado bastante o linkedin. Inclusive, já consegui cliente através dele. Muito embora, ainda não consegui manter uma estrutura coerente que sinta ganhar vulto. Ainda estou testando coisas e buscando aprender, sobretudo através de exemplos de sucesso existentes (no caso do linkedin, eles fomentam e divulgam bstte isto).

    Com relação ao twitter, o que tenho notado é que vale o esforço para multiplicação de suas mensagens. Vale a estratégia de buscar contatos que possam repassar suas mensagens. Como isto? Através do conteúdo relevante que vc divulga na rede. E de preferência, devemos nos especializar num assunto. Ser genérico acaba afastando pessoas importantes num determinado segmente. Então, para mim, a tática é definir muito bem um segmento e atuar com conteúdo e responsabilidade.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: