h1

Esqueça o Power Point!

03/07/2009

Sim, foi decretado o fim do Power Point. Após longos anos de hegemonia da ferramenta em apresentações profissionais, finalmente surge um equivalente que o supera, aliando funcionalidades avançadas e facilidade de uso, aspectos fundamentais para desbancar a poderosa ferramenta da Microsoft.

Seu nome é Prezi e vem no bojo das estonteantes aplicações da Web 2.0. É gratuito, portanto, a qualquer momento pode-se começar a usá-lo. Em menos de 4 horas montei minha primeira apresentação de trabalho. E o resultado valeram bons elogios.

A idéia da ferramenta é montar um arquivo Flash executável. Para quem já trabalhou com Flash, sabe do poder que esta ferramenta possui para tornar apresentações realmente atrativas. A vantagem do Prezi é que é tremendamente mais simples de mexer que o editor padrão da Adobe. Alguns comandos simples e já se consegue algo diferenciado.

Os conceitos são simples:

* Esqueça os bullets, trabalhe com destaques para sua assistência
* Aumente, reduza, destaque, estique. De uma forma simples mas impactante, mostre o que é realmente importante
* Abuse de imagens e animações de forma fácil, tornando muito mais atrativa sua mensagem
* Use vídeos para apresentações online

O mais complicado de usar a ferramenta é o fato de ter todo seu manual ainda em inglês. Se alguém quiser uma ajuda, entre em contato pelo twitter (_leonardocoelho) e darei um apoio.

Para visualizar exemplos dos resultados que se pode obter, visite: http://prezi.com/showcase/

Anúncios

4 comentários

  1. Leonardo, curti mto essa informação. Sempre que penso em fazer uma apresentação me dá uma preguiça mental, rs, pois por mais que se “inove”, sempre sai a mesma coisa, com a mesma cara… vamos experimentar o novo! Já estou te seguindo no twitter! Sou apaixonada por novas mídias.
    Abraços,
    @fabiana_anibal
    🙂


    • Fabiana, vou colocar um tutorial em português em seguida. E vou adicionar umas dicas que já percebi sobre “melhores práticas”.

      Umas das principais preocupações a serem tomadas com o Prezi é o excesso de pirotecnia. Se por um lado é fácil fazer coisas legais, a chance de exagerarmos passa a ser muito grande.

      Faça o teste com alguém sensível: um amigo meu chegou a ficar enjoado passando rápido uma apresentação que eu estava montando…


  2. Cara vlw, vou ver se da certo de usar nos meus trabalhos. Gostei muito da apresentação inicial.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: